REVERSO

 


“Oh! que saudades que eu tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida...”

 

(Trecho do poema “Meus oito anos” de Casimiro de Abreu)

 

Assim como o saudoso Casimiro, sinto saudades da minha infância... Lembro da mesma a todo instante, praticamente em tudo que miro. Porém, o que mais me faz falta é justamente a inocência perdida que me permitia acreditar em heróis narrados em histórias infantis. Heróis tão ficcionais e ao mesmo tempo tão reais.

Em meio a tantas histórias, a que mais me chamava a atenção era a de Robin Hood – que roubava dos ricos para dar aos pobres... Robin Hood herói ou anti-herói?

Aprendi desde cedo que roubar é errado, mas no caso de Robin Hood havia uma aura de caridade em tentar diminuir o abismo social entre os mais favorecidos e os bem menos favorecidos... Talvez ele fosse um anti-herói, mas para mim era um herói.

Hoje, adulto, vejo que algo aconteceu na sociedade, na história, no tempo... Algo que mudou o nosso trajeto na linha da evolução. O que era mito passou a ser real, passou a ser vilão e se multiplicou no país do carnaval...

Atualmente, roubam dos pobres para dar aos ricos. Corrompem e são corrompidos. Fazem de tudo para ter poder. Não têm coração e muito menos consciência... Sacrificam os seus pelos seus erros. Assaltam em tudo: roubam em impostos, taxam o seguro-desemprego, desviam recursos da Educação, devastam a Previdência. Apoiados por parte da mídia, com combinações secretas na calada da madrugada, desviam a cada dia o rumo da Ética, da Justiça, da Ordem, do Progresso, enfim, do nosso itinerário.

Quem a cada dia destrói o Brasil de modo tão vil e arbitrário, não se espelhou em Robin Hood, mas no seu espelho ao contrário. Nunca soube o que é passar necessidade, o que é ser escravo do trabalho, o que é sobrar mês no fim do salário...

Espero que esta fábula moderna assustadora passe num piscar de olhos e que um dia possamos sonhar como criancinhas que em meio a fantasias descobrem aos poucos o sentido da vida. Particularmente, acredito que a vida só pode ter sentido quando procuramos nos manter vivos através de nossos sonhos, de nossos objetivos e de nosso aperfeiçoamento constante enquanto seres humanos... E isso inclui pensar no próximo – e não apenas no próprio umbigo.

(Igor Veiga / PERIGOR)


Comentários

Postagens mais visitadas